Enterro do Ano Velho 2023

A população arregaça as mangas e começa a criar o “Ano Novo” (boneco feito de palha de centeio) que irá participar juntamente com o “Ano Velho” (boneco feito no ano anterior) na realização desta tradição ancestral, que irá decorrer nas ruas da aldeia a 31 de dezembro a partir das 22H00.
Escolhido o “padre”, que com as suas vestes acompanhará toda a cerimónia fúnebre, chega a hora de preparar quatro homens que irão levar a padiola com o ano velho e de escolher a viúva que já começa a afinar as cordas vocais para a grande despedida.
Os restantes habitantes organizam o cortejo que irá percorrer o lugar. Por esta altura começam a juntar tachos ou testos com os quais se farão acompanhar no cortejo com o intuito de chamar à atenção daqueles que nessa noite estão em família, sentados à lareira a comemorar a despedida do Ano Velho e a chegada do Ano Novo.
Percorrido o lugar, o momento alto da noite irá acontecer por volta das 00H00 com a queima do Ano Velho no Largo da Cruz junto ao Presépio de Rua de Pias.
A noite termina como sempre em convívio com a população que nesta noite volta a enriquecer o seu baú de tradições.



Comentários