Pias

"Do nome comum “pia”, rupestres ou cavadas na rocha. O povoamento deve-se à arroteia no local." "A aldeia de Pias é uma povoação da freguesia e município de Cinfães, situada naquele que é considerado “o vale encantado” entre 150 e 200 metros de altitude na margem esquerda de um dos rios mais limpos da Europa, o Bestança e a sul do Rio Douro.
No fundo do vale, o Sol joga com este lugar às escondidas. De manhã desce lentamente pela encosta do Poente e à tarde, sorrateiramente escapa-se pela encosta voltada para o Nascente.

A proximidade do rio e o facto de ter sido edificada uma ponte na idade média, determinaram a prosperidade da aldeia, já que a agricultura foi sempre a atividade principal da localidade.
Pias terá sido uma povoação importante e atrativa para todas as classes sociais, como se pode constatar pela existência de algumas importantes casas senhoriais, ao lado das quais se aninham alguns notáveis exemplares de genuína arquitetura popular.

Candidata às 7 Maravilhas de Portugal em 2017, a povoação é rica em tradições, onde sobressai o folclore, mantém a prática de agricultura, as tradições religiosas, preserva também a sua gastronomia e muito das suas gentes.
Banhada por um rio de uma beleza infindável, imprescindível para o dia-a-dia dos habitantes no cultivo de campos e para fazer girar as mós dos antiquíssimos moinhos, é hoje também uma referência mundial a nível de lazer e turismo.

O património construído é também notável. No centro da aldeia, servida por antigas e pitorescas ruas de lajedo granítico, encontramos ainda uma levada de água que atravessa toda a povoação para a rega dos terrenos agrícolas, um relógio de Sol histórico, alminhas, duas capelas, várias casas senhoriais, recentemente o Centro de Interpretação Ambiental do Vale do Bestança e o Parque de Lazer de Pias."

Coordenadas: 41° 4′ 30″ N, 8° 4′ 27″ W

➤ População Censos 2011
Pias - 73
Lodo - 47
Total do lugar - 120

➤ Gastronomia
Cabrito ou Anho Assado com arroz no Forno, Torresmos à moda de Cinfães, Sopa seca, Arroz de Cabidela, Arroz de Costelas e Tronchuda, Cozido à Portuguesa, Painças, Papas...

➤ Tradições | Festas típicas
Deixas para o Ano Novo, Cantares de Reis e Janeiras, Entrudo, Corrida da Comadre e do Compadre, Touro, Páscoa, Travessuras de São João, Festa em Honra do Santo Padroeiro, Vindimas, Magustos, Desfolhada, Matança do porco, Cozer o pão, Natal, Enterro do Ano Velho...

➤ Lendas
Bruxas e Lobisomens, Casas assombradas, Mouras encantadas, Lenda do Poço Negro, Lenda dos Túneis do Outeiro, Lenda do morto que se voltou e Lenda do Corredor do Fado.

➤ Ermidas | Santo Padroeiro

- Ermidas
Capela de S. Gonçalo: "Fundada por Manuel Dias e por sua esposa Maria Francisca, conforme o seu testamento lavrado a 5 de Outubro de 1675. Com o respectivo registo na Câmara Eclesiástica, obteve autorização para abertura ao culto a 19 de Janeiro de 1678."
Capela do Outeiro: "A actual Capela da invocação de Nossa Senhora foi executada no ano de 1880. Também credenciada a festa que, no terceiro Domingo de Julho, se fazia sempre na Capela do Outeiro, lugar das Pias."

- Santo Padroeiro
Nossa Senhora do Sagrado Coração de Jesus.

➤ Grupos Folclóricos
Grupo Folclórico de Cantas e Cramóis de Pias e Grupo Folclórico de Pias.

➤ Rio Bestança | Parque de Lazer | Centro de Interpretação

Rio Bestança
"O Rio Bestança nasce nas Portas de Montemuro, na serra do mesmo nome, e termina em Porto Antigo, na margem esquerda do rio Douro. São 13,5 Km de curso, numa extensão de verdura e águas sempre cristalinas que o fazem um dos rios mais limpos da Europa. Espécies como a Lontra, Truta e Ginetas dependem do equilíbrio ecológico do vale sulcado pelo rio. Por outro lado, e desde tempos imemoriais, os velhos moinhos reclamam as águas livres do rio para moerem o milho e outros cereais, representando um valioso e genuíno património. É também considerado um dos rios mais limpos da Europa!"

Parque de Lazer
O Parque de Lazer é composto por espaço de merendas, zona de lazer e desporto, bar e esplanada, sanitário, passeios, áreas de estacionamento, jardins, rede elétrica e mobiliário urbano.

Centro de Interpretação
"Perfeitamente enquadrado com a envolvência natural, o Centro de Interpretação funciona como uma montra para a linha do vale e para o rio que lhe dá o nome. Neste espaço, o visitante poderá ficar a conhecer as características biofísicas e paisagísticas do Vale do Bestança. Este centro nasce com o propósito de divulgar os valores naturais, patrimoniais e riqueza cénica que se gera do encontro do rio Bestança com as encostas do vale, associados a uma componente didáctica e formativa. Ao percorrem as várias salas, os visitantes terão a oportunidade de experienciar num único espaço, uma visita virtual e interativa ao vale do Bestança, conhecer a sua fauna e flora e explorar o seu território através dos percursos possíveis de realizar a pé ou de bicicleta."
Recomendada a marcação de visita para o Centro de Interpretação!
PR6 – Caminho da Vila; Cinfães – Centro de Interpretação; Linear; 2,7km; 1.00h; +428m.

➤ Pontos de Interesse
Centro da aldeia, Ruas pitorescas de lajedo granítico, Levada de água que atravessa toda a povoação, Calçada, Relógio de Sol, Alminhas, Capela de Nossa Senhora do Sagrado Coração de Jesus, Capela de São Gonçalo, Casas senhoriais, Exemplares de genuína arquitectura popular, Ponte de Pias, Parque de Lazer de Pias, Moinhos, Rio Bestança e Centro de Interpretação Ambiental do Vale do Bestança.

Locais
Azenha, Campo, Cavadas, Cimo do lugar, Estrada nova, Landeira, Largo da cruz, Olival basto, Outeiro, Ponte, Portas, Relógio do sol, Ribeiro, Rua e Senso...

Fontes: Município de Cinfães, Associação de Defesa do Vale do Bestança, Wikipédia;

__

Locais de destaque
Páginas e revistas Municipais
Mais Norte
1001 Top Vídeos
Vortex Magazine
Rádio Montemuro
RTP1 (Verão total)
Jornal do Centro
Notícias de Resende
Jornal A Verdade
Miradouro
Jornal de Paiva / Jornal de Cinfães
Rádio Marcoense
Jornal Paivense
Montanhas mágicas
Montanhas mágicas / Magazine
Canal Viva
Sapo Viagens
Canal Kuriakos TV (Isto é o povo a falar)
Evasões JN
NIT
Time Out
Praça da Alegria RTP1
Porto Canal
FUGAS
TVI "Vai dar uma curva"

Comentários